Toda vez que um criativo está começando um novo projeto surge a dúvida em relação à forma que a produção gráfica do trabalho será feita depois de finalizar o arquivo para impressão. Pois é, muita gente que trabalha na área de design só se preocupa com isso na hora de imprimir, pois esquece que a produção gráfica consiste numa série de operações responsáveis pela materialização de todo projeto impresso.

Os profissionais envolvidos avaliam os custos, os materiais, a competência, o cumprimento dos prazos de fornecedores e terceirização de serviços, tudo com a finalidade de garantir o melhor resultado na impressão, desde os trabalhos mais simples aos mais complexos. Para tanto, existem algumas etapas a serem seguidas.

Quais são as etapas da produção?

A produção gráfica passa por algumas fases, desde a elaboração do projeto pelo profissional criativo — designer, artista etc — até a impressão final do material. Sua importância é indiscutível, pois é na fase de produção que o projeto pode ser materializado da maneira que foi concebido no início.

Por isso, é indispensável que todos os envolvidos conheçam muito bem os procedimentos de produção, que são: definição dos processos de impressão, de pré-impressão, de impressão e de acabamento. Para que essas etapas se desenrolem perfeitamente é importante ter conhecimentos técnicos relativos aos diversos sistemas e tipos de impressão (digital, offset, flexografia, termografia, serigrafia, rotogravura e outros).

Cada sistema de impressão e as etapas de produção têm suas próprias peculiaridades, portanto, esse conhecimento é importante para que o trabalho tenha as mínimas condições de se concretizar dentro do prazo de entrega, pelo preço acordado e outros aspectos pertinentes ao processo como um todo.

Definição do processo de impressão

Nessa etapa são realizadas algumas ações muito importantes. Uma das finalidades é a verificação dos arquivos encaminhados pelo criativo para checar se eles atendem às condições requisitadas pela gráfica. A principal função é identificar e corrigir possíveis falhas no arquivo gerado a fim de conseguir a máxima qualidade de impressão.

A definição do processo de impressão acontece na fase em que o projeto está com a arte final pronta — hoje, finalizada digitalmente — e é definida pela equipe de criação. É o momento de escolher o processo de impressão adequado, ou seja, a forma de transferir os elementos gráficos para o papel.

Esse processo pode ser direto, quando a transferência é feita diretamente entre a matriz e o substrato por meio de rotogravura, flexografia ou serigrafia. A técnica é indireta quando há intermediários para transferir, como na impressão offset, que acontece por meio de chapas.

img meio material blog

Pré-impressão

Costuma ser processada na própria gráfica que fará o trabalho de impressão ou mesmo em um birô. O objetivo é produzir os fotolitos, constituídos por um filme plástico transparente, feitos de acetato. Eles são usados para produzir as matrizes da maior parte dos processos de impressão gráfica.

No entanto, esses fotolitos tendem a ser abandonados em razão da modernização dos processos de impressão que acontece de forma cada vez mais rápida. Para todos os efeitos, essa etapa também inclui a digitalização e edição das imagens em alta resolução de acordo com a complexidade de cada projeto.